Como surgiram as sex shop? Saiba quem foi Beate Uhse

Sabemos que hoje em dia as sex shops estão espalhadas ao redor do mundo, em diversos formatos (inclusive e-commerce). Porém, pouco se fala sobre a história deste ramo. Você sabe como surgiu a primeira sex shop? Vamos te contar um pouco sobre Beate Uhse, uma mulher revolucionária que começou neste negócio há anos atrás.

beate uhse

A primeira sex shop que se tem notícia surgiu em 1962 por Beate Uhse, na Alemanha na cidade de Flensburg. Beate era filha de um fazendeiro com uma médica, que lhe ensinou muitas coisas sobre sexualidade e métodos contraceptivos.

Quando adulta, Beate pilotou aviões e casou-se com seu instrutor de onde veio o sobrenome “Uhse” e com quem teve um filho. Pouco tempo depois de seu casamento ficou viúva após um acidente do marido e alguns anos depois largou a aviação.

Beate passou a dedicar-se ao trabalho de porta em porta com donas de casa e ensinar o que havia aprendido com sua mãe – educação sexual. As mulheres da época ficavam apreensivas, pois os maridos que acabavam de retornar da guerra voltavam com um grande desejo por sexo e elas acabavam engravidando. Beate ensinava a calcular os dias férteis e inférteis e também enviava pelo correio uma espécie de guia, sobre a higiene matrimonial com ensinamentos e também camisinhas. Na mesma época inaugurou o “Instituto de higiene conjugal” – nome usado como forma de lidar com a censura e a moral da época.

A Revolução sexual feminina dos anos 60 e o dinheiro arrecadado com a venda de mais de 32 mil exemplares, fez com que ela batizasse sua companhia de Versandhaus Beate Uhse – a primeira sex shop do mundo!

    Cadastre-se e não perca nada!

    Faça parte de nossa comunidade! Inscreva-se agora e fique por dentro de nossas novidades e receba um cupom para utilizar em nossa loja online! Aproveite!

    A expansão através do mundo depois de Beate Uhse

    O relaxamento da moral em 1970 abriu a possibilidade de se falar a respeito do “prazer feminino”. A empresa expandiu seu catálogo e acrescentou brinquedos eróticos, lingeries e outras coisas. Porém, a mudança na lei sobre pornografia permitiu a incorporação de filmes adultos em sua empresa – o que levantou questionamento sobre seu lado feminista.

    Ainda assim, a empresa cresceu rápido e abriu filiais em diversos lugares da Alemanha e da Europa como a Bélgica, França, Suíça, Polônia e Áustria.

    loja de beate uhse

    Os anos 90 foram fundamentais para que outras sex shop surgissem ao redor do mundo, China e Rússia, países tidos como mais conservadores, também permitiram a entrada no mundo do comércio erótico. A França, popularmente conhecida por ser um dos países mais liberais do planeta, inaugurou sua primeira sex shop em Paris, apenas em 2001.

    Já no Brasil, a primeira sex shop, foi inaugurada em 1978, mas fechou alguns anos depois devido a economia da época. Em 2017, a empresa de Beate Uhse, abriu um pedido de concordata, mas ainda tenta se reestabelecer no mercado.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *