O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é mundialmente celebrado no dia 28/06. Próximo desse dia acontecem as paradas LGBT por todo o mundo.
A origem do Dia do Orgulho
Essa data ficou marcada porque em 1969, um grupo de policiais fez uma batida para coagir e repreender pessoas por “condutas imorais”. A ação policial aconteceu em Nova York, no bairro de East Village, no famoso bar Stonewall Inn. Ele era frequentado por Gays, Lésbicas, Trans e simpatizantes que naquela noite resolveram reagir. Mas a perseguição ao grupo durou ainda mais duas noites.
Apesar do nome “revolta” a data é o marco do início da luta por mudanças e direitos e se tornou um marco positivo de esperança e liberdade. A data conhecida ao redor de todo o mundo é chamada de Orgulho, porque é o antônimo de vergonha.
A sigla LGBTQIA+
Inicialmente a sigla era conhecida GLS (Gays, Lésbicas e simpatizantes), mas em meados de 1990 a sigla virou GLBT (Gays, lésbicas, bissexuais e trans). Porém, incorporando a luta feminista e a busca por igualdade de gêneros, a letra L passa a preceder a G e a sigla se torna LGBT. Além dessas, outras letras passam a ser incorporadas a fim de acolher e dar visibilidade para novas identidades. As letras mais recentes foram Q (queer), I (intersexo), A (assexual) e o + para representar outras expressões e simpatizantes.
Por fim, você pode encontrar a sigla de diferentes formas, mas todas elas servem para representar formas legítimas de sexpressão. A bandeira em arco-íris é o principal símbolo da comunidade LGBTQIA+, mas cada identidade também tem a sua bandeira. Algumas cores já entraram e saíram e outras bandeiras passaram a fazer parte de cada grupo específico.
O significado de cada cor
Cada uma das cores presentes na bandeira tem um significado:
-Vermelho: Vida
– Laranja: Saúde
-Amarelo: Luz do Sol
-Verde: Natureza
-Azul: Serenidade/Harmonia
-Roxo: Espírito
Embora não seja comumente vista, a cor rosa representa a sexualidade e precede a cor vermelha.
Nesta data, acontecem formas de promover visibilidade e reconhecimento a esta população e a diversidade sexual. Alguns monumentos importantes ao redor de todo o mundo ficam coloridos e algumas marcas (como a nossa) mudam seu logo com as cores da bandeira. Esta é uma (das) formas de validar e homenagear a história e o movimento LGBTQIA+.
Nós da E na Hora H, validamos e reconhecemos a importância desse dia, por isso sempre falamos e reforçamos: Você é livre para usar seus brinquedos eróticos com quem e como quiser!