Cosméticos eróticos, saiba tudo sobre eles!

Quando você pensa em ‘sex shop’ logo lembra de vibradores, mas nem tudo é sobre isso. Dentre os diversos produtos disponíveis em sex shops, estão os cosméticos eróticos. E se você está achando que estamos falando de lubrificantes, é verdade, mas não só deles!

E uma coisa que pode gerar muita dúvida é que todo cosmético erótico recebe o nome de “gel para massagem”, mesmo se ele for um dessensibilizante, por exemplo. Isso porque a ANVISA exige que a embalagem esteja com essa informação. Então quando você comprar um cosmético e receber a embalagem com “gel para massagem” não se preocupe, é assim mesmo!

Existem diferentes tipos de cosméticos, lubrificantes (que são um dos mais conhecidos), os géis para massagem, dessensibilizantes, géis para sexo oral, excitantes, velas para massagem, adstringentes, limpadores de brinquedos eróticos e retardadores de ejaculação… E agora, vamos explicar as características de cada um!

O cosmético erótico mais conhecido: o Lubrificante

O lubrificante é, de fato, o cosmético mais conhecido, mas ainda tem um tantão de preconceito em cima dele! Isso porque acham que quando alguém usa lubrificante é porque não estava muito excitado e, por isso, não rolou lubrificação natural.

Mas não é isso, lubrificante é ótimo e não faz mal nenhum usar. Poderia fazer parte da relação sexual de todo mundo que deixaria tudo ainda mais confortável. Além do mais, para a prática de sexo anal, o lubrificante é essencial!

E você sabia que os lubs também ajudam quando o assunto é IST? Sim. Isso porque eles reduzem as chances de acontecer uma fissura e dar a possibilidade de uma ferida para a contaminação!

Se você acha que o lubrificante é “tudo a mesma coisa” não dê bobeira, existem muitos tipos desse cosmético. Você pode encontra-lo na versão mais conhecida o K-Med bisnaga, mas também pode encontrar o k-med 2 em 1 que é um óleo de massagem e o K-MED hot e o K-Med Fire and Ice, que esquenta e esquenta e esfria respectivamente.

Outros tipos de lubrificante são aqueles que tem sabores, por exemplo o de morango e o de algodão doce da Intt, eles inclusive possuem uma textura mais viscosa para ficar mais confortável. E nessa linha de textura mais viscosa ainda pode encontrar o Fluzz da Santo, que é vegano e natural com textura para imitar a lubrificação natural da vagina!

Dessensibilizantes, quem são eles?

Esse cosmético erótico é mais procurado por quem quer começar a fazer ou já faz e curte, sexo anal! Isso porque eles provocam a sensação de reduzir a sensibilidade da área, ajudando a aumentar o conforto e a conseguir relaxar para curtir o sexo.

É importante saber que existe diferença entre dessensibilizante e anestésico anal. O uso de anestésicos para sexo anal não é recomendado para essa prática porque a dor é também uma forma de mensurar se está tudo bem ou não! E os anestésicos tiram totalmente a sensação, quer dizer, além de não sentir a dor, também não vai sentir prazer… não é legal né?!

Excitantes, funcionam mesmo?

Os excitantes são cosméticos divididos entre “masculino” e “feminino”. Infelizmente, essa não é a forma que a gente usaria para descrever, mas não temos controle disso. Então, vamos tentar adaptar e considerar que os excitantes masculinos são os “excitantes para pênis” enquanto os excitantes femininos são “excitantes para vulvas”, assim a gente pode tentar ser mais inclusivo, ok?

Eles são cosméticos que trabalham para aumentar o fluxo de sangue no órgão genital, facilitando a relação sexual. Alguns como os excitantes da Santo, utilizam ingredientes naturais para proporcionar esse efeito de excitação. Mas claro, nenhum excitante funciona sozinho, o desejo sexual é sempre importante.

E as velas eróticas? 

Elas são realmente algo muito surpreendente! Isso porque além de terem sabores e serem beijáveis, as velas eróticas são excelentes opções para quem quer um cosmético com funções variadas.

Elas se transformam em ótimos óleos de massagem, não queimam a pele porque não são feitas de parafina e esquentam a uma temperatura próxima a temperatura corporal! E são beijáveis (e algumas até veganas), então são ótimas opções para sexo oral, beijos e lambidas! Esteja sempre de olho no que diz a embalagem, ok? 

Nós já escrevemos sobre elas nesse texto aqui.

Adstringentes, que cosméticos eróticos são esses?

Esse é um cosmético feito para quem tem vulva. Eles recebem nomes diferentes e até polêmicos como “gel da primeira vez”, porque promovem uma sensação de “apertar”. Se você curte essa sensação, esse é um ótimo cosmético.

Porém, para causar essa sensação eles “secam” a lubrificação natural e “incham” as paredes da vagina. Então, se você vai fazer uso de adstringente, use também um lubrificante, para deixar mais confortável a penetração.

E se você quiser saber mais sobre esse cosmético, dedicamos esse texto todinho para eles!

Géis para massagem

Eles não são tão populares quanto os lubrificantes, mas também são cosméticos bastante conhecidos. Isso porque massagem é tudo de bom, né?! E para uma boa massagem e um bom deslizar, um gel para massagem é perfeito. São muitas opções desse cosmético, com sabores, com sensações térmicas, com aromas diferentes ou com texturas…

A única coisa que você precisa de atenção é para saber se ele é feito a base de óleo/silicone ou à base de água. Os cosméticos eróticos que são feitos à base de óleo ou silicone reagem com o látex da camisinha e podem estourar!

E para sexo oral, tem?

Tem! E a ideia desse cosmético é deixar o sexo oral, mais saboroso! Por isso, os cosméticos de sexo oral possuem sabores e, sensações térmicas, como de resfriamento.

É importante investir em um bom cosmético para sexo oral, porque na maioria das vezes eles você vai utilizar nas áreas genitais do corpo. Essas áreas são muito sensíveis e podem sofrer alterações de pH, facilmente!

Retardadores de Ejaculação, quais são esses?

Existem cosméticos que são feitos para órgãos específicos. Assim como os adstringentes são feitos para quem tem vulva, os retardadores de ejaculação são cosméticos pensados para quem tem pênis.

Eles foram pensados para aumentar o tempo na cama, ou seja, adiar o momento da ejaculação. E fazem isso causando uma leve sensação de dormência no pênis, o que ajuda a não ejacular.

Uma exceção nos cosméticos eróticos: os higienizadores de brinquedos eróticos

Eles são cosméticos eróticos, mas não foram feitos para serem usados no corpo. Os higienizadores são produtos para limpar os toys. Possuem ação bactericida e uma fórmula pensada para não estragar os seus brinquedos!

A ideia é que você tenha um produto adequado para fazer a higiene do seu toy e aumentar a durabilidade do seu brinquedo. Inclusive, leia o texto se você quiser saber como limpar seu toy e aumentar a vida útil dele.

Esses são os cosméticos que você pode encontrar em uma sex shop. Como você viu, eles possuem funções e recomendações diferentes. Além disso, a nossa recomendação é sempre ver os componentes que fazem parte daquele cosmético. Por mais que alguns sejam veganos e não testados em animais, você pode ter alergia a um componente e ninguém quer uma situação chata num momento especial né?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.