Invisibilidade Bissexual – Saiba mais sobre a bissexualidade

Na última sexta-feira dia 23/09 foi o dia da visibilidade bissexual, por isso o texto de hoje será sobre esse tema que precisa de espaço e visibilidade. Afinal, a letra “B” na sigla LGBTQIA+ é de bissexual e não de biscoito!

Qual o significado de Bissexual?

A bissexualidade é uma orientação sexual que a pessoa tem desejo e/ou atração por mais de um gênero. Mas dentro da sigla LGBTQIA+ a bissexualidade ainda sobre bastante preconceito e é muitas vezes invisibilizada, sabe o que isso quer dizer?

A invisibilidade bissexual é uma forma de apagamento, ou seja, de não legitimar essa forma de expressão da sexualidade. Essa invisibilidade acontece tanto fora quanto dentro da própria comunidade. E essas formas de apagar a bissexualidade acontece quando falamos “você gosta mais de homem ou de mulher?” e várias outras que vamos explicar melhor.

    Cadastre-se e não perca nada!

    Faça parte de nossa comunidade! Inscreva-se agora e fique por dentro de nossas novidades e receba um cupom para utilizar em nossa loja online! Aproveite!

    Por que acontece a invisibilidade bissexual?

    A gente tem uma tendência a tentar colocar tudo em caixinhas pra facilitar a nossa compreensão. E aí, a gente entende a caixinha da heterossexualidade e da homossexualidade e divide a bissexualidade em ‘momentos em que está heterossexual e momentos em que está homossexual’. Mas pensar dessa forma não é certo, porque pessoas bissexuais não tem momentos hetero ou homo, sempre são bissexuais. Por isso, se esse for seu caso, acrescente a caixinha da bissexualidade.

    São várias as formas de preconceito que esse grupo sofre, por isso, escolhemos as mais faladas para comentar e rebater esse preconceito que é conhecido como bifobia. Começando com uma clássica “Bissexuais estão confusos”, bissexuais não são confusos e nem estão em dúvidas, eles continuam sendo bissexuais independente se estão se relacionando com uma pessoa do mesmo sexo ou do sexo oposto.

    Outra fala comum que invisibiliza essa identidade é falar “Quando você vai se assumir gay/lésbica?” e a resposta para isso é: nunca, porque são bissexuais. Gay é a orientação sexual homoafetiva para homens que se relacionam com homens e lésbica são as mulheres que se relacionam/desejam mulheres ou seja também uma orientação homossexuais. Bissexuais são pessoas que não são nem gays e nem lésbicas, e sentem atração por mais de um gênero. Isso não quer dizer que são não-monogâmicos, afinal, a monogamia não é a mesma coisa que a orientação sexual.

    E o que podemos fazer?

    Além dessas, existem muitas outras formas de invisibilizar essa orientação sexual e não validá-la. Por isso, é importante a gente ir na direção contrária a essa. Poder entender, aprender e respeitar a bissexualidade e as formas de se relacionar.

    A sexualidade é ampla e plural, além de colorida! Então, cada vez mais é importante a gente conceber novos capítulos nessa história, para evitar preconceitos e julgamentos sobre a sexualidade das outras pessoas! Hoje a gente explicou algumas frases que invisibilizam essa orientação, mas existem muitas outras, que tal a gente remover elas do nosso repertório?!

    A gente vai deixar aqui o post que fizemos no Instragram sobre esse tema, que tal você seguir a gente por lá e compartilhar esse conteúdo com mais pessoas?!

    Acompanhe o blog da vibrasou e esteja por dentro dos temas desse universo que é a sexualidade!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *