Dia da mulher: Lutas e Conquistas

O dia da mulher é conhecido internacionalmente no dia 8 de março. Diferente de outras, essa data não foi criada com um aspecto comercial, mas sim um marco pelas lutas por respeito! A data foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975. Antes da escolha de 8 de março, diferentes lutas em busca de direitos aconteceram. 

Entre as mais famosas estão as de New York e a da Rússia. Em New York milhares de mulheres foram às ruas para lutarem por condições de trabalhos melhores. Na época era comum uma jornada de até 16 horas e por 6 dias na semana, exaustivo só de pensar né?! Já na Rússia, em 1917, também saíram às ruas, mas não por questões trabalhistas e sim para lutar contra fome e a Primeira Guerra Mundial. 

O significado do dia da mulher

Hoje em dia, a data é uma forma de homenagear. Muitas ganham presentes como flores, jóias, chocolates… Mas a data tem uma representação social importante que não podemos deixar de lado. O dia da mulher foi estabelecido para homenagear as lutas em busca de direitos e de igualdade, por isso o maior presente é o respeito! ?

Mas tudo bem se você quiser dar ou receber algum presente por conta dessa data! 

O dia da mulher e suas representações continuam sendo muito atuais. Ainda hoje encontramos diferenças nas relações entre homens e mulheres, por isso o conceito de machismo e feminismo ficou em evidência. A data se faz importante porque mesmo após 100 anos da manifestação Russa, ainda existem diferenças salariais entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos e a pouca presença em cargos de liderança e na política. 

    Cadastre-se e não perca nada!

    Faça parte de nossa comunidade! Inscreva-se agora e fique por dentro de nossas novidades e receba um cupom para utilizar em nossa loja online! Aproveite!

    As principais conquistas das mulheres

    As mulheres conquistaram muitos direitos ao longo dos anos, graças às lutas que enfrentaram. Ainda sim, precisamos alcançar vários espaços e direitos. Mas vamos falar das conquistas? 

    Em 1932, Bertha Lutz foi uma das principais responsáveis na conquista do direito ao voto

    Na década de 60 aconteceu o surgimento da pílula anticoncepcional que permitiu a mulher o controle de sua fertilidade e uma revolução sexual!
    Também em 1960, Simone de Beauvouir uma grande pensadora na desconstrução do papel da mulher na sociedade. Uma frase muito famosa da autora é “Não se nasce mulher, torna-se mulher”. 

    Em 1988 a constituição brasileira passa a reconhecer homens e mulheres com os mesmos direitos.

    Em 2002 deixou de ser crime a “falta de virgindade”. Antes o homem poderia solicitar a anulação do casamento caso descobrisse que a esposa não era virgem antes do casamento. 

    Em 2006 a Lei Maria da Penha teve aprovação.

    No ano de 2015 a Lei do Feminicídio teve aprovação.

    Em 2018, importunação sexual feminina se torna crime. Isso quer dizer que assédio e violência em diferentes contextos são crimes!

    O que podemos fazer?

    Atualmente muito se fala sobre o protagonismo feminino. Frases como “jogue como uma garota” “lute como uma mulher“o futuro é feminino” (the future is female), mostram sobre como as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. Apoiar e lutar pela igualdade de gênero e por respeito são ações importantes não só para o dia da mulher, mas para toda luta em si. 

    Acompanhe o Blog da Vibrasou, sempre postamos aqui sobre sexualidade, relacionamento, produtos eróticos, sexo e outras coisas….

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *