O que é preliminar?

o que é preliminar escrito central, fundo vermelho e bocas na lateral

Esse é um termo polêmico e muito usado, mas será que o que a gente chama de preliminar, é preliminar mesmo? E se não for, o que é preliminar então?! Antes de tudo vamos contextualizar que esse termo é usado na sociedade para se referir aos atos que acontecem antes da penetração. Mas agora, vamos pensar sobre ele?!

O que significa?

O significado da palavra preliminar é “que antecede o que é considerado principal” e quando usamos esse termo dentro do sexo a gente está dizendo que o evento principal do sexo é a penetração, ou seja, que sexo é penetração. E a gente já sabe que não é, né?! Mas se existe alguma dúvida sobre isso, eu já vou te explicar.

Antigamente as pessoas entendiam sexo apenas a relação cisheterossexual, pênis-vagina. Outras práticas como sexo oral, anal, gouinage, masturbação-mútua e todas as demais que você puder colocar aqui, eram consideradas como preliminar!

Só que hoje o conceito de sexo mudou (muito) e sexo é muito mais do que a penetração do pênis na vagina e todas aquelas práticas que a gente acabou de falar, são consideradas sexo e não preliminar! Além do fato, de que quando a gente reduz o sexo a penetração a gente invisibiliza todas as pessoas que não fazem sexo dessa forma, incluindo não só os LGBTQIA+, mas também as pessoas que tem vaginismo.

E então, o que seria preliminar? 

Você já sabe que essas práticas que falamos ali em cima não são, mas existem outras que de fato “antecedem o evento principal” e agora, o evento principal é tudo aquilo que tá rolando no momento da intimidade e do prazer.

Tirar o pet do quarto, fechar a porta, tirar os óculos, mandar mensagem carinhosa, comprar camisinha e todas as outras coisas que você pode fazer quando está se preparando para um momento da relação sexual. São essas coisas que nos preparam de fato, para o grande ato principal, que é o sexo.

Afinal, é a nossa intenção e o desejo que nos movimentam para o sexo. Nutrir a relação e (se) preparar e investir na parceria e na relação aumenta as possibilidades de satisfação e prazer na relação sexual.

E você, o que entende por preliminar? Conta pra gente e continue acompanhando nosso blog. Todas as segundas, tem um texto novo por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.